FLASH MOBS

Posted: quarta-feira, 9 de junho de 2010 by @caminho_cidadao in Marcadores: , ,
0


O que uma festa no metrô, uma guerra com travesseiros, uma sessão com abraços coletivos e distribuição de chocolates ao melhor estilo Sílvio Santos no momento “Quem quer dinheiro?” têm em comum? Se você pensou ou respondeu mesmo “Nada”, seguramente nunca ouviu o termo flash mob.

Flash mobs, explicados de maneira bem resumida (ou “direta e reta”, se preferir), são manifestações instantâneas, que reúnem grupos de pessoas em determinado local para alguma manifestação ou intervenção (tudo arquitetado em sigilo, entre os participantes, para causar “impacto” nas demais pessoas presentes no local, além de ser algo, digamos, fugaz), como a tradução desse termo sugere - algo como “reuinão de uma multidão instantaneamente”. O termo é uma abreviação da expressão flash mobilization, que significa, literalmente, mobilização instantânea.

Antes que você ache que o conceito de flash mob surgiu repentina e inesperadamente, vamos a uma breve contextualização. O primeiro evento do gênero aconteceu, para variar, na terra do Tio Sam. Um jornalista chamado Bill Wasik (guarde este nome), o pioneiro em flash mobs (ou em tentativas de, pelo menos) convidou alguns amigos (algo em torno de 40 ou 50) pelo endereço eletrônico themobproject@yahoo.com, para uma manifestação instantânea (!) em frente à loja de artigos Claire’s Assessories, em Manhattan... mas a direção da loja foi informada sobre, acionou a polícia e aquele que seria o primeiro evento do gênero foi abortado.

O mesmo Bill Wasik, em 3 de junho de 2003, conseguiu fazê-lo com sucesso na loja de departamentos Macy’s. Como ele o fez? Vamos lá: o próprio Wasik e alguns amigos distribuíram flyers àqueles que estavam de passagem nas ruas de Manhattan, orientaram-as a ficarem concentradas em quatro bares da região e, momentos depois, mais de cem pessoas estavam no nono andar da loja de departamentos em questão, ao redor de um tapete, digamos, caro.


E aí, o que acharam? Ficaram interessados pelos flah mobs? Querem saber quando será o próximo evento? Saiba mais no Twitter e na revista do @caminho_cidadao, em breve nas bancas.

0 comentários: