ABAIXO A TINTA, SIM AO ADESIVO!
Posted: terça-feira, 8 de junho de 2010 by @caminho_cidadao in Marcadores: Ações, Espaço, stickers
0
Arte urbana, ainda hoje, é um assunto muito discutido e questionado. Intervenções artísticas em grandes metrópoles geram polêmicas e dividem opiniões. Para a lei, segundo o artigo 65 da Lei 9.605/98, utilizar espaço público para qualquer atividade audio-visual sem autorização prévia é crime ambiental, classificado como vandalismo, punível com detenção de seis meses a um anos mais multa.
Há quem acredite que manifestações artísticas urbanas são legítimas, e o uso do espaço público é o único meio do cidadão que normalmente vive na periferia expressar sua arte. As manifestações mais comuns são as pixações, feitas de maneira precária com tinta spray e o grafitti, que é mais trabalhado, complexo e utiliza diversas técnicas. Mas um outro tipo de arte urbana está tomando a cena dos grandes centros urbanos brasileiros: os Stickers.
O termo “sticker” vem do inglês e significa, popularmente, “adesivo”. São pequenos desenhos feitos em papel autocolante que são afixados em postes, placas e vitrines das ruas mais movimentadas da cidade. O movimento começou, ao mesmo tempo, nos Estados Unidos e em grandes cidades europeias como Londres e Paris na segunda metade da década de 1990.
Quer saber mais sobre stickers? Gostou do assunto? Ficou interessado? Leia mais na revista do @caminho_cidadao.