CORRIDA AO BOM-SENSO (1)
Posted: terça-feira, 8 de junho de 2010 by @caminho_cidadao in Marcadores: Cidadania, Espaço, guard-rails, Indy
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A São Paulo Indy 300 acabou há tempos. Danica Patrick já se foi. Hélio Castro Neves (ou Castroneves, como preferem os gringos?) e Tony Kanaan também. Até a desnecessária caixinha de leite longa-vida dada a Will Power, vencedor da prova, também; mas, além da chuva, dos buracos, dos alagamentos na Marginal Tietê e do mau cheiro oriundo do rio (ou esgoto digno do Guinness?) que "batizou" a via marginal, há mais lembranças daquele 14 de março de 2010: os guard-rails.
É isso mesmo, galera: mesmo com a saída do circo da Fórmula Indy (ou Izod Indy Car Series, de maneira um pouco mais formal) da "capital financeira" da terra que tem palmeiras (não é sobre o clube de futebol) onde canta o sabiá, deixaram os guard-rails ali, quietinhos, esquecidos, abandonados e enferrujando. Sensacional, não? Tudo isso para o quê? Haverá mais corridas na Avenida Olavo Fontoura neste ano? Se houver a "Anhembi Racha Festival", não percam em hipótese alguma (antes que algum desavisado ache que isso foi um incentivo, foi apenas um comentário irônico. Tudo bem?)
Já faz praticamente três meses que a prova foi realizada (há um ano, quem o dissesse seria instantaneamente internado em um manicômio), a Copa do Mundo (o pão e circo no formato massificado ao extremo) bate à nossa porta e "bombardeia" nossos televisores, Mike Conway, um dos pilotos que aceleraram naquela reta (claro que durante a prova) quase se estropiou em Indianápolis - pouco menos de 3 meses após a corrida por aqui - e já começou a corrida eleitoral para presidente da república... e nada da DERSA retirá-los... ainda.
Consta que a prefeitura de São Paulo já fez solicitação de retirada dos guard-rails da Olavo Fontoura (a previsão é de que isso ocorra até o final deste mês... esperemos) mas, enquanto isso não acontece, o que nos resta, enquanto cidadãos, é olhar para eles, na esperança de que a retirada ocorra de fato. Vale citar que, no trecho da avenida-assunto com os (já exaustivamente citados) guard-rails, há somente um ponto de travessia seguro (há alguns dias, sequer isso tinha... ele estava obstruído mesmo).
E não foram só os guard-rails os itens "esquecidos" pela organização da prova. As muretas demarcadoras da pista (com propagandas de emissoras de um grupo de comunicação e da própria prefeitura) estão ainda ali, com alambrado, plaquinha de aviso de "x" metros para o fim da reta ("200 metros para a freada" ou "faltam 200 dias para retirar tudo"?). Os mais desavisados podem até achar que trata-se de locação para a filmagem de algum filme de guerra ou de catástrofe humanitária, mas isso não vem ao caso.
De quebra (ou melhor, a "cereja do bolo"), também há muretas da área dos boxes dentro do complexo do Anhembi. Ao lado, por exemplo, está a foto do pit lane da equipe do piloto brasileiro Raphael Matos (se quiser saber como era na época da prova, o registro está aqui, no blog do jornalista Flavio Gomes, um dos primeiros a reclamar sobre, justamente, o "esquecimento" dos guard-rails.).
Agora, galera, o que resta é esperar que a prefeitura, a DERSA ou qualquer órgão e/ou autarquia que seja tomem as devidas providências, mas devemos ficar de olho neles, afinal. That's all, folks!